O lançamento oficial acontecerá na próxima segunda-feira, 13, mas quem estiver curioso já pode baixar na App Store ou no Google Play o Somm, aplicativo móvel de rádio personalizável criado pelo portal brasileiro de música independente Melody Box. Seu grande diferencial é mesclar um catálogo de mais de 250 mil músicas de bandas independentes nacionais com um acervo mainstream, obtido através da contratação de uma empresa de music branding, a Tecla. E cabe ao ouvinte definir se quer misturar, ou se prefere ouvir apenas artistas novos ou apenas aqueles consagrados. Os direitos autorais por execução pública são pagos ao Ecad, como qualquer rádio, não havendo necessidade de acordo direto com gravadoras.

Inspirado no norte-americano Pandora, como revela Fernando Diniz, sócio-diretor da Melody Box, o Somm será inicialmente gratuito, bancado por publicidade através de spots sonoros, banners e, eventualmente, canais patrocinados por marcas. O executivo ressalta que a publicidade poderá ser segmentada, a partir de dados pessoais colhidos dos ouvintes em seu cadastro no serviço, que pode ser feito com sua conta no Facebook. Informações como sexo, idade e localização poderão servir para a segmentação. A frequência de execução dos spots será aleatória, para não se tornar previsível e cansar o ouvinte. Jardim avalia a possibilidade de lançar no futuro uma versão paga do Somm, através de assinatura mensal, sem publicidade.

O usuário pode escolher alguma das rádios pré-configuradas (Samba, Hits dos anos 90, Indie, Sertanejo Universitário, Dance, Erudita etc) ou montar a sua própria estação, definindo os estilos e a proporção entre artistas independentes e conhecidos. A cada música, o ouvinte marca se gosta ou não dela. Essa informação permite à plataforma conhecer cada vez melhor o usuário, influenciando suas escolhas futuras.

Com o uso de buffering, as músicas são transmitidas antecipadamente para o terminal, na tentativa de evitar cortes por falhas na rede móvel.

Além das versões para iOS e Android, o Somm pode ser acessado pelo browser de qualquer smartphone, no formato de site móvel (www.somm.com.br).

Análise

Serviços de streaming de música sobre as redes celulares estão finalmente chegando ao Brasil. O caso mais conhecido é o do Rdio, lançado ano passado em parceria com a Oi, que cobra uma assinatura mensal e permite que o consumidor escolha especificamente que música ou artista deseja ouvir em um portfólio com milhões de faixas. Na semana passada foi anunciado o lançamento no Brasil do espanhol Biit, com um acervo montado especialmente para o público nacional e adotando um modelo freemium: há a versão gratuita e outra paga, com mais opções de personalização para o usuário. E agora é a vez da Melody Box trazer como diferencial um serviço totalmente gratuito e com um vasto catálogo independente.