Os membros do MEF Mobile estão iniciando um processo de identificação de pontos de interesse comuns ao redor do mundo para a autorregulamentação de serviços de pagamento móveis. "Estamos no começo do mobile money. Temos agora um projeto global com foco regulatório que está olhando algumas das oportunidades e áreas de desenvolvimento", comentou a CEO da entidade, Rimma Perelmuter, em entrevista para MOBILE TIME na semana passada, durante uma visita ao Brasil.

O MEF Mobile nasceu como uma associação internacional para representar as empresas do segmento de serviços de valor adicionado (SVA) em telefonia celular. Teve um papel importante no Brasil, por exemplo, com a elaboração de um código de conduta com boas práticas a serem seguidas pelos players que atuam no mercado. Mais recentemente, expandiu seu foco para abranger não apenas conteúdo móvel, mas também empresas que prestem serviços de comércio ou pagamento móveis. Conseguiu atrair como membros gigantes do setor financeiro, como Mastercard, American Express, Barclays e Lloyds, assim como atores específicos de pagamento móvel, como Boku e Bango. "Temos (como membros) desde operadoras móveis até Mastercard e Barclays. E estão surgindo players locais de mobile money na Índia, no Oriente Médio e na América Latina. Estamos todos trabalhando para identificar interesses em comum em regulamentação", disse Rimma. Ela explica que mesmo havendo regras bastante diferentes em cada país para pagamentos móveis, é possível encontrar questões regulatórias que possam ser trabalhadas internacionalmente.

Start-ups

Paralelamente, o MEF Mobile tem se esforçado para atrair como associados empresas do ecossistema de apps móveis, saúde móvel e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), especialmente start-ups. A ideia é botar esses novos playes em contato com os antigos que já são membros e que estão, neste momento, procurando inovações nas quais investir seu capital e seu conhecimento. "As empresas mais antigas querem investir nas mais jovens, aconselhá-las, serem suas mentoras, testar novos conceitos, abrir APIs. Isso é muito importante para vários dos nossos membros. Alguns criaram suas próprias aceleradoras, como a mexicana Naranya, com o Naranya Labs", cita Rimma. No mês passado, a brasileira TWW, que também é associada do MEF, anunciou a abertura em São Paulo da Gema Ventures, uma aceleradora de start-ups B2B.

MEF Global Forum

O MEF realizará este ano novamente em São Francisco, nos EUA, o MEF Global Forum, seu evento mundial anual. Entre os dias 17 e 19 de novembro, haverá painéis sobre inovação, ecossistema de apps, mobile money e confiança do consumidor, assim como painéis regionais com foco na América Latina, Oriente Médio e Ásia. Durante o evento serão entregues os troféus do Meffys Awards, premiação internacional de cases de conteúdo móvel. O editor de MOBILE TIME, Fernando Paiva, foi um dos jurados este ano. A equipe deste noticiário estará presente em São Francisco para a cobertura dos debates. As inscrições para participar do MEF Global Forum estão abertas e podem ser feitas no site da entidade.