No terceiro trimestre, os dispositivos móveis (smartphones e tablets) superaram pela primeira vez a marca de 30% de participação nas transações realizadas pela plataforma de pagamentos digitais da Adyen, que atende a 3,5 mil empresas no mundo, incluindo Facebook, Airbnb, Spotify, Groupon, Evernote, Booking.com, Yelp, Vodafone, EasyTaxi, O Boticário, Azul Linhas Aéreas, Avianca, dentre outras. No trimestre anterior, a participação dos dispositivos móveis havia sido de 28,7%. O crescimento desse canal tem sido contínuo, conforme indicam os relatórios da Adyen.

O mercado com maior participação dos smartphones e tablets nas vendas segue sendo o Reino Unido, com 46,9% no terceiro trimestre. Na Espanha e na Holanda a participação móvel foi de 32%. Nos EUA, na Alemanha e na França, foi de 27%, 25% e 23%, respectivamente.

Dentro das vendas móveis, os smartphones lideram e vem aumentando a distância em relação aos tablets. No terceiro trimestre, os smartphones responderam por 66% das transações de m-commerce, contra 34% dos tablets. No segundo trimestre, os smartphones foram responsáveis por 64% do total e no primeiro tri, por 61,8%.