Futebol09/01/2018 às 16h05

Neymar Jr. terá app de coaching criado pela start-up brasileira Digible

Fernando Paiva

O camisa 10 da seleção brasileira de futebol, Neymar Jr., ganhará um app para Android e iOS chamado Neymar Experience, que está sendo desenvolvido pela start-up nacional Digible. O aplicativo será uma plataforma de coaching de futebol, com várias aulas sobre dribles, táticas, preparação física, nutrição e outros temas relacionados. Parte do conteúdo será disponibilizado de graça e outra parte será exclusiva para assinantes, seguindo o modelo freemium. O preço da assinatura ainda não foi definido.

Além de consumir conteúdo de coaching constantemente atualizado, os usuários serão desafiados a gravarem vídeos mostrando suas habilidades com a bola. Alguns deles serão compartilhados pelo Neymar em suas redes sociais oficiais – o craque tem 61 milhões de seguidores no Facebook e 37 milhões no Twitter. Também haverá distribuição de prêmios especiais, como camisas autografadas e experiências exclusivas, como ser convidado para assistir a um treino do craque ou até mesmo jogar uma "pelada" com ele.

O lançamento está planejado para o primeiro trimestre deste ano e será mundial, com distribuição pelas lojas de aplicativos (Google Play e App Store) e através de operadoras móveis parceiras. Inicialmente o Neymar Experience terá versões em inglês, espanhol e português – mas pode chegar a outras línguas dependendo dos acordos com operadoras específicas. Há conversas em andamento na França e na Arábia, por exemplo.

"Em países emergentes a parceria com operadoras é uma peça importante para a distribuição e para a cobrança, em razão da baixa penetração de cartão de crédito. Mas temos um produto de qualidade. Não somos como empresas de SVA do passado que não tinham foco no produto, mas apenas no canal de vendas", compara Fábio Freitas, diretor-executivo e cofundador da Digible.

Investimento e projeções

O contrato assinado pela Digible com Neymar Jr. é de exclusividade mundial na área de educação móvel e tem duração de cinco anos. A start-up brasileira está investindo inicialmente R$ 10 milhões no projeto, o que inclui o desenvolvimento da plataforma e o custo de licenciamento da marca. Outros R$ 90 milhões serão investidos em marketing, principalmente em mídia digital, ao longo dos próximos cinco anos.

A expectativa da empresa é conquistar 2 milhões de usuários somente no Brasil nos primeiros meses de operação. Considerando que se trata de uma estrela do futebol mundial e que 2018 é ano de Copa do Mundo, é possível que o aplicativo ultrapasse a casa da dezena de milhão de usuários globalmente. Neymar terá uma participação na receita gerada pelo app.

Outros esportes

Neymar Experience será o primeiro de uma série de apps de coaching de esportes que a Digible pretende lançar nos próximos anos. "Vamos focar primeiro no Neymar, pegando como gancho a Copa do Mundo, que deve alavancar esse produto. Mas estamos em fase final de discussão com outros atletas do Brasil e do exterior de outros esportes, de olho nas próximas Olimpíadas", diz Freitas.

A Digible foi fundada no começo de 2017 e conta com o apoio financeiro dos fundos Leblon Equities e Blive Investimentos. Além do Neymar Experience, a empresa é responsável pelo projeto Jogos de Sempre, que criou versões móveis de jogos clássicos da Estrela, como Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Cilada, dentre outros.