A baixa penetração do sistema operacional da Apple na China começa a preocupar os analistas. De acordo com o relatório da Kantar Worldpanel Comech, a Apple cresceu na região urbana do país asiático – entre novembro de 2015 e janeiro de 2016 –, mas ainda bem lento se comparado ao mesmo período um ano antes.

Embora tenha se mantido como a marca mais popular entre os chineses, com 25% do mercado de smartphones ante 23,9% de um ano antes, o mês de janeiro foi o mais fraco para a companhia na região no trimestre. Analistas da Kantar acreditam que essa redução se deve ao fato de os chineses esperarem promoções do Ano Novo Chinês, uma das principais datas comerciais da região.

Mesmo com o ritmo lento, iPhone 6s, iPhone 6s Plus e iPhone 6s foram os celulares mais vendidos na região. O resultado não foi bom para a Xiaomi: a empresa caiu 10,2% em relação ao mesmo período um ano antes e agora deposita suas fichas no Mi5, lançado recentemente na MWC.

Outros sistemas operacionais viram seu mercado mudar pouco na China. O Android passou de 74,2% em 2015 para 73,9% neste ano, e continuou como líder dos OSs no mercado chinês móvel.

Europa e Brasil

Para o resto do mundo poucas alterações aconteceram. No Brasil, a penetração do Android subiu de 90,8% para 92,4%, iOS caiu de 3,9% para 3,3% e o Windows Phone teve uma leve variação de 3,8% para 4,1%. Na Europa, a Huawei foi a empresa que mais ganhou share no velho continente, dobrando a sua fatia de mercado na França e na Grã-Bretanha durante o último ano, e chegou a ser a segunda marca mais comprada na França, Itália e Espanha.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, os handsets da Samsung foram os mais adquiridos, seguida por LG, Motorola e marcas de smartphones de entrada ZTE e Alcatel.

Nos próximos meses a atenção recai sobre os recém-lançados Galaxy S7 e Galaxy S7 edge e sobre o possível lançamento de um iPhone de 4 polegadas em meados de março.