O perfil dos jogos freemium (gratuitos, mas com itens que podem ser comprados dentro dos aplicativos) em dispositivos móveis tende a ser casual, disponibilizando partidas rápidas para o usuário passar o tempo. Entretanto, é evidente a necessidade de que o game seja cativante logo de início. Isso porque uma pesquisa da norte-americana Swrve divulgada nesta quarta, 9, mostra que dois terços dos usuários desistem do jogo no período das primeiras 24 horas após a instalação. O levantamento, realizado em 90 dias (de novembro a janeiro), foi restrito a games freemium e coletou dados de 30 títulos, refletindo o comportamento de 10 milhões de jogadores.

Segundo a empresa de pesquisas, 34% dos usuários mantiveram o aplicativo em seus dispositivos após o primeiro dia. Isso não significa, entretanto, que são usuários ativos: 19% das pessoas jogaram o novo título apenas uma vez.

Dos que baixaram o aplicativo, uma média de 2,2% realizaram uma compra dentro do aplicativo (IAP, na sigla em inglês). Desses, 40% realizaram uma IAP apenas uma vez. A empresa lembra, como mostrou na pesquisa anterior, que quase a metade (46%) das receitas vem de 10% desse grupo dos que realizam compras (ou seja, 0,22% do total).

O levantamento da Swrve diz ainda que, de todas as receitas obtidas nos primeiros 90 dias de instalado o game, acima de 53% foram originadas nos primeiros sete dias. A média de receitas com IAP por usuário em novembro, dentre os 30 títulos pesquisados, segundo a empresa, foi de US$ 0,45.