O Brasil é um dos países que mais cresce em novos usuários de smartphone no mundo. De acordo com a pesquisa A Mobile First World, desenvolvida pelo Adobe Digital Insights, o País está no top 5 global e, de 2015 a 2017, registrou 25 milhões de novos usuários de smartphones. A índia é o país que lidera o ranking, com 211 milhões de pessoas a mais usando celulares inteligentes.

No entanto, o Brasil sequer aparece entre os países que mais acessam a Internet com o dispositivo móvel. Mais uma vez a Índia lidera, com 58% da população navegando na internet via smartphone, seguida da Coreia do Sul (52%) e China (45%). Isso demonstra que há ainda um desafio no desenvolvimento e acesso às redes de conexão mobile e Wi-Fi.

De acordo com Jefferson Araujo, Head of Practice Digital Experience da Adobe para América Latina, a previsão é que a tecnologia 5G ajudará o Brasil a melhorar sua conexão móvel e deverá aportar no país por volta de 2020.

A Mobile-First World

O estudo do ADI tem como base a análise de trilhões de visitas a mais de 6 mil sites, de janeiro de 2015 a dezembro de 2017, em dezenas de países de diferentes continentes. Além disso, o levantamento conta também com dados de uma pesquisa complementar com base na resposta de mais de 4 mil consumidores dos EUA, Reino Unido, Alemanha e França. O estudo completo pode ser acessado aqui.