O Facebook suspendeu mais uma empresa de seu site em um caso semelhante ao escândalo da Cambridge Analytica. A CubeYou, com sede em Nova Iorque, é uma empresa de análise de dados que desenvolve quizzes e, a partir dos testes de personalidade do app “You are what you like” (Você é o que você gosta, na tradução), coletaria informações sobre os usuários e repassaria os dados a terceiros (ou seja, empresas de marketing) sem que os usuários soubessem, sob a alegação de que eram informações coletadas para pesquisas acadêmicas sem fins lucrativos.

De acordo com o canal CNBC, Federico Treu, CEO do CubeYou, nega qualquer equívoco, mas teria vendido dados que haviam sido coletados por pesquisadores que trabalhavam com o Laboratório de Psicometria da Universidade de Cambridge, deixando o caso muito parecido com o da Cambridge Analytica, que usou informações obtidas de outros professores da escola para marketing político.

O Facebook afirmou por meio da vice-presidente de parcerias de produtos Ime Archibong, que suspenderia a CubeYou de sua plataforma enquanto investiga as alegações. “Se eles se recusarem ou falharem em nossa auditoria, seus aplicativos serão banidos do Facebook”, disse à CNBC. “Além disso, trabalharemos com o UK ICO [Information Commissioner’s Office] para perguntar à Universidade de Cambridge sobre o desenvolvimento de aplicativos em geral por seu Centro de Psicometria, por conta deste caso e do anterior”, referindo-se ao caso da Cambridge Analytica, sob a batuta do acadêmico da Universidade Aleksandr Kogan, contratado para coletar dados de milhões de usuários do Facebook.

Na semana passada, a rede social bloqueou o app AggregateIQ, uma consultoria do Canadá especializada em política. De acordo com o Facebook, a empresa teria usado dados de usuários da rede social para colaborar com a Cambridge Analytica.