O Waze (Android, iOS) chega a 600 parceiros do programa Connected Citizens, voltado para os setores público e privado, cujo objetivo é ajudar as cidades a melhorarem a mobilidade de seus cidadãos. Através de dados gerados pelos motoristas do app e informações de trânsito das agências locais, o projeto entrega conhecimento apurado do trânsito para os gestores de tráfego.

Em 2018, a cidade de Nova Orleans (Louisiana), o Metropolitan Transportation Authority (MTA) Bridges and Tunnels (Nova York), a Philips Arena (Atlanta), The Alan Turing Institute (Reino Unido), Bank Negara de Malaysia (Malásia) foram alguns dos órgãos que aderiram ao projeto do Waze.

No Brasil, o Rio de Janeiro serviu como modelo para o programa. O Connected Citizens existe há mais de três anos na cidade e ajudou o Centro de Operações Rio a montar estratégias para o trânsito durante as Olimpíadas.

Em setembro de 2017, a prefeitura de São Paulo aderiu ao programa do aplicativo. Na ocasião, o então prefeito João Doria disse que a parceria era mais um passo para colocar a cidade em um “mundo contemporâneo e global”, com a tecnologia como fator predominante para auxiliar a população.

Criado em 2014, o Connected Citizens levou benefícios para diversas cidades no mundo. Boston, por exemplo, reduziu em 18% o congestionamento no distrito de Seaport; já a cidade de Ghent, na Bélgica, diminuiu os acidentes em 30% e aumentou o uso do transporte público em 15% por meio de um plano de tráfego com insights do programa.