O Banco do Brasil, a Visa e a Oi se uniram para lançar em conjunto uma solução de pagamento móvel por NFC (Near Field Communications). Inicialmente, o produto estará disponível apenas para um grupo pré-selecionado de assinantes da operadora que são correntistas do Banco do Brasil e possuem um cartão Ourocard Visa. Eles receberão um SIMcard especial com os dados do seu cartão embutidos e uma aplicação NFC embarcada. Com isso, a partir de um aplicativo móvel Android instalado em seu smartphone, o consumidor poderá realizar pagamentos presenciais utilizando apenas o telefone, dispensando o cartão de plástico.

Atualmente, cerca de 1,4 milhão de máquinas de POS no Brasil estão preparadas para receber pagamentos por NFC. Falta ainda treinar os comerciantes nos pontos de venda, mas isso virá com o tempo, conforme essa solução ganhe escala, acredita o vice-presidente sênior de produtos da Visa no Brasil, Percival Jatobá.

O processo de pagamento é simples. O comerciante precisa digitar o valor na máquina de POS e escolher a modalidade de pagamento sem contato. O consumidor, em vez de inserir seu cartão, deverá abrir o aplicativo da Ourocard em seu smartphone e aproximar o aparelho da máquina de POS. O aplicativo será protegido por uma senha específica. O smartphone não precisa estar conectado à rede celular. A senha do cartão só será solicitada no caso de pagamentos com valores acima de R$ 50.

Modelo de negócios

Jatobá prefere não abrir detalhes sobre o modelo de negócios firmado entre as três partes. Mas explica: "Conseguimos viabilizar esse projeto porque aplicamos uma regra básica: cada um dos parceiros está atuando estritamente na sua área de expertise. O banco não quer ser operadora e a operadora não quer ser banco. Cada um fica na sua área. Muitos projetos não foram para frente porque um queira entrar na seara do outro". A parceira tecnológica para essa solução é a Oberthur, que fornece os SIMcards especiais habilitados para NFC.

O vice-presidente da Visa informa que há conversas em andamento com outras operadoras. Ele acredita que haverá um rápido avanço na adoção de pagamentos móveis por NFC no Brasil ao longo dos próximos 12 meses. E destaca o fato de o País ter a maior base de terminais de POS habilitados para a tecnologia. O parque brasileiro é maior quer o europeu e o norte-americano juntos, garante.

Análise

Muitos testes foram feitos no Brasil para pagamentos via NFC nos últimos anos. Houve alguns lançamentos tímidos de cartões de plástico com a tecnologia embutida, inclusive da parte do próprio Banco do Brasil. Mas faltava embarcar essa solução no smartphone, o que agora finalmente acontece.

Pelo vasto parque de máquinas de POS preparadas para a novidade e pelo histórico do brasileiro de rápida adesão a novas tecnologias, o Brasil tem tudo para se transformar em um case mundial da pagamento móvel por NFC. A inclusão da tecnologia no próximo iPhone ajudará ainda mais nesse sentido, atraindo os formadores de opinião que usam o aparelho da Apple.

Vale lembrar que recentemente Mastercard e Visa anunciaram a adoção de uma solução para Android que permite pagamentos móveis via NFC com o elemento seguro na nuvem, não no SIMcard, o que dispensaria a operadora desse negócio. O problema disso é que o smartphone do consumidor precisa estar conectado à Internet para concluir a transação.