A Samsung anunciou a inauguração da maior fábrica de smartphones do mundo. Isso de acordo com a própria empresa. O espaço fica em Noida, cidade satélite de Déli, capital da Índia, que, por sua vez, é o segundo maior mercado de smartphones do planeta. A unidade fabril deve operar com sua capacidade máxima em 2020, produzindo 120 milhões de telefones por ano. A fábrica foi inaugurada pelo primeiro-ministro indiano Narendra Modi e pelo presidente sul-coreano Moon Jae-in durante sua visita às instalações.

De acordo com o site Bloomberg, a Samsung pretende usar a fábrica para fazer telefones básicos vendidos por menos de US$ 100, além de dispositivos mais sofisticados como o Galaxy S9.

Motivos para a expansão na Índia não faltam.O país é um grande mercado, com uma população de 1,3 bilhão de pessoas, mas com um pouco mais de 400 milhões de usuários de celulares. Ou seja, tem potencial para muito mais. As vendas ao varejo, de acordo com a IDC, chegaram, em 2017, a 124 milhões de unidades naquele país. Portanto, apenas a fábrica da Samsung já abasteceria praticamente um ano de vendas de celulares por lá. Além do mais, no ano passado, o país passou os EUA, tornando-se o segundo maior mercado de celulares, depois da China.

Outro fator que deve ter motivado a sul-coreana a instalar sua “maior fábrica do mundo” no sul da Ásia foi a concorrência com a Xiaomi, que superou a Samsung como a maior fornecedora de smartphones da Índia.