A Direct Talk, uma das pioneiras na construção de chatbots em português para web e também para apps móveis, está preparando o lançamento de versões para o Facebook Messenger de robôs de autoatendimento de alguns dos seus clientes. Dois já estão em testes beta e devem ser lançados em outubro, prevê Marcelo Pugliesi, CEO da Direct Talk. "O Facebook Messenger tem potencial para se tornar a grande plataforma de comunicação entre empresas e consumidores", avalia o executivo.

Os nomes dos primeiros a testar ainda não podem ser revelados, mas vale lembrar que a Direct Talk tem em sua carteira de clientes empresas como Netshoes, Sky, Natura, Gol e Magazine Luiza. O Netshoes, por exemplo, foi o seu primeiro case em grande escala de chatbot na web, lançado em 2012.

A Direct Talk trabalhou em 40 projetos de chatbots nos últimos dois anos e cerca de 25% da sua receita atualmente provém desse tipo de solução. A companhia constrói tanto chatbots mais básicos, que operam com menu, até aqueles mais complexos, capazes de processar linguagem natural. Hoje registra 1 milhão de atendimentos com chatbots por mês. Sua média de automação é de 70%. Esse índice pode variar bastante, havendo casos na casa dos 40% e outros acima de 90% entre os clientes da Direct Talk. A precisão de um chatbot varia caso a caso, dependendo da complexidade do atendimento, e vai melhorando com o tempo, conforme vai sendo aperfeiçoado.

O chatbot da Direct Talk está pronto para trabalhar em atendimento tanto de pré quanto de pós vendas. "Quase 80% dos consumidores que desistem de uma compra o fazem por falta de informações. O chatbot ajuda bastante na pré-venda", diz Pugliesi. Além de melhorar a conversão, os robôs reduzem custos com atendimento. "A maioria dos clientes procura chatbots porque quer ter redução de chamadas em outros canais", afirma.

Bots Experience Day

No dia 5 de outubro acontecerá em São Paulo a primeira edição do Bots Experience Day, seminário dedicado ao mercado de bots. Na abertura haverá palestras de Dario Dal Piaz, líder de parcerias de produtos do Facebook no Brasil, e de Thiago Rotta, líder de soluções do IBM Watson para a América Latina, da IBM. O evento contará ainda com apresentações de plataformas brasileiras de construção de chatbots e de alguns dos primeiros cases implementados no País, como os chatbots do serviço de streaming de música Superplayer, da solução de pagamentos KiiK e do marketplace de artesãos Elo7. A programação atualizada está disponível no site do evento.

O Bots Experience Day será realizado no auditório do WTC, em paralelo ao congresso do 9º Forum Mobile+, evento organizado por Mobile Time e produzido pela Converge Comunicações. As inscrições podem ser feitas no site do evento ou pelos telefones 0800-77-15-028 e 11-3138-4619 (entre 10h e 18h).