M-commerce09/12/2013 às 18h19

Produtos que aparecem em programas de TV são vendidos em app brasileiro

Da Redação

O brinco da mocinha da novela das nove, o sapato do galã da minissérie ou o vestido da cantora favorita: produtos que antes demandariam muito tempo de pesquisa para serem encontrados nas lojas agora estão a uma distância de poucos cliques em smartphones. Isso porque o Sappos, aplicativo brasileiro que funciona como uma rede social e grade de programação dos canais de TV aberta e fechada, passou a incluir como nova funcionalidade um botão com o desenho de um carrinho de compras. Clicando nele, é exibida uma lista com todos os produtos à venda relacionados ao programa que se está assistindo.

Entre os programas que já contam com essa funcionalidade estão as novelas Amor à vida, da Globo, e Chiquititas, do SBT; o reality show The Voice Brasil, da Globo; o seriado A Bíblia, da Record; as transmissões de UFC, da Globo; além de filmes, como Os Vingadores.

O app mostra produtos senão iguais pelo menos muito similares aos usados pelos atores e celebridades da TV. A seleção é feita por sites de e-commerce parceiros do Sappos, como Dafiti, Olook, Farfetch e Booking. Ao clicar no produto indicado, o usuário é encaminhado à sua página de venda dentro do site parceiro. As empresas mantêm um acordo de divisão de receita, ou seja, parte do valor das vendas é distribuída como comissão para o Sappos.

Análise

A venda de produtos relacionados a programas de TV é também conhecida como t-commerce. Originalmente se esperava que isso surgisse em aplicações de TV digital, mas a utilização massiva do smartphone como segunda tela e a facilidade de desenvolvimento de apps móveis acabou levando o t-commerce a se fundir com o m-commerce, ou comércio móvel.

Esta é uma das primeiras iniciativas de geração de receita do Sappos. Os criadores do app também estudam a possibilidade de venda de relatórios analíticos sobre a audiência de TV e a oferta de conteúdo exclusivo extra para os telespectadores, conforme relataram em entrevista para MOBILE TIME em outubro. O Sappos conta hoje com 100 mil usuários.

Screen shot de produtos relacionados à novela Amor à vida