A Samsung confirmou sua entrada no mercado de carros autônomos, mas, ao contrário da expectativa que, a fabricante de smartphones não se tornará uma montadora automobilística, mas apenas uma fornecedora de componentes e softwares para os automóveis. A informação foi publicada pela Reuters nesta quarta-feira, 9, com o anúncio de uma nova equipe dentro da companhia destinada à criação de sistemas de informação e entretenimento (infotainment), navegação e direção autônoma.

Uma das demandas da indústria automobilística é a entrada de chips e telas de fácil uso nos carros, algo que a gigante da tecnologia mundial poderá prover para a próxima geração de veículos. Ao mesmo tempo, a Samsung precisa buscar uma nova fonte renda, pois a companhia obteve pelo segundo ano consecutivo queda nos lucros de seu principal negócio, os smartphones.

Inicialmente, o novo time não estará ligado a nenhum braço da companhia, mas funcionará em harmonia com as outras equipes. A união da Samsung Eletronics com a divisão de baterias (Samsung SDI) e de componentes eletrônicos (Samsung Electro Mechanics) pode ajudar no desenvolvimento de uma única plataforma.