Sem muito alarde, surgem no Brasil start-ups voltadas para serviços de pagamento móvel em que o smartphone faz as vezes de máquina de POS ou mesmo de cartão de crédito. São projetos inspirados em soluções como aquela da norte-americana Square, que oferece um leitor de cartões de crédito que se encaixa em smartphones. Na semana passada, Mobile Time noticiou a iniciativa da 2Pay, que ainda será lançada comercialmente. Pois outra start-up brasileira já está com serviço similar em operação há poucas semanas: trata-se da paulista GoPay.

Nesta primeira fase de seu projeto, a GoPay está disponibilizando a estabelecimentos comerciais de São Paulo (em sua maioria restaurantes) leitores de cartões de crédito de tarja magnética e de chip que podem ser conectados a smartphones com os sistemas iOS e Android. A versão para tarja é gratuita, enquanto aquela para cartão com chip custa R$ 30. Através de um aplicativo instalado no smartphone ou tablet, o lojista realiza vendas com cartões das bandeiras Mastercard, Visa, Amex e Dinners. Em troca, a GoPay retém uma taxa de R$ 0,69 por transação, além de 3,99% sobre o valor da venda. Se o lojista quiser, em vez de esperar 30 dias, pode adiantar o recebimento de valores, pagando uma taxa a mais.

Tal como em outras soluções similares, o consumidor não precisa digitar senha: basta inserir o cartão no leitor, conferir o valor da compra e assinar com o dedo na tela do smartphone. Um comprovante é enviado por email ou por SMS.

Os leitores de cartão são importados e estão sendo distribuídos gradativamente, em pequenos lotes. Quase 600 estabelecimentos comerciais se cadastraram no site da GoPay para recebê-los. "Uma estimativa conservadora é alcançar 30 mil pontos de venda em dezembro", afirma Marcos Schulz, um dos sócios-fundadores da GoPay. O fabricante dos leitores, cujo nome não é divulgado, tem planos de iniciar a produção local em meados deste ano, relata o empresário.

Como diferencial, a GoPay oferece também ao comerciante uma impressora de cupom fiscal que se conecta via Bluetooth com o smartphone. Em breve, será lançada uma caixa registradora, também conectada via Bluetooth.

M-wallet

Os planos da GoPay são ambiciosos. Dentro de duas semanas estará à disposição para download gratuito na App Store um aplicativo de carteira eletrônica para iPhone desenvolvido pela empresa brasileira. Nele, o consumidor poderá cadastrar seus cartões de crédito e visualizar a lista de comerciantes das redondezas que aceitam pagamentos via GoPay. Pelo app, será possível fazer um check in na loja e efetivar pagamentos. Neste caso, o comprovante é enviado em tempo real para o smartphone do lojista, acompanhado de uma foto do consumidor. "Queremos substituir completamente o cartão de plástico", afirma Claudio Dias, outro sócio-fundador da GoPay. Paralelamente, a empresa acompanha o desenvolvimento das soluções de NFC (Near Field Communications) e planeja a inclusão da funcionalidade de pagamento por aproximação em seu app no futuro.

Tal como qualquer start-up, a GoPay está de olho em possíveis investidores e vem conversando com potenciais interessados em aportar dinheiro no projeto. "Gostaríamos de atrair um player que nos ajudasse a expandir para a América Latina", comenta Schulz.