O conceito de "0800 de dados", também conhecido como "cobrança reversa de dados", adotado de maneira pioneira no Brasil pelo Bradesco e pela Netshoes para oferecer navegação gratuita em seus apps para os consumidores, em breve estará disponível para marcas em outros países da América Latina. É que a argentina Pmovil está planejando se transformar em uma integradora desse tipo de serviço fora do Brasil. A companhia já está conectada às plataformas de billing de dezenas de teles em toda a região (menos na Venezuela) e está trabalhando na construção de uma solução tecnológica que permita a oferta da cobrança reversa de dados. Os primeiros mercados a receberem a novidade serão México, Colômbia, Peru e Argentina.

"Queremos fazer uma plataforma conectada com todas as operadoras, para que as marcas não se preocupem com isso. Nós queremos fazer primeiro a parte tecnológica, que deve demorar no máximo 60 dias para ficar pronta. E vamos pegar parceiros para vender para as marcas. Vamos aproveitar as conexões que já temos com as teles", diz Fabian de la Rua, fundador e presidente da Pmovil.

Ao contrário do Brasil, onde o tamanho do mercado é um atrativo para as próprias operadoras se mexerem e oferecerem esse tipo de serviço por conta própria (vide o lançamento esta semana da Vivo, dentro da plataforma Vivo Ads), a ideia não é uma prioridade das teles em outros países. Por isso, é preciso que um integrador como a Pmovil lidere o desenvolvimento da solução tecnológica, aposta De la Rua. "Vamos criar uma solução turn key para as marcas. Investiremos muito em sermos um gateway de 0800 de dados", descreve.

A intenção da Pmovil é comprar tráfego no atacado, a um preço mais baixo que o cobrado do consumidor final, e revender com uma margem de lucro para as empresas que queiram oferecer acesso gratuito a seus apps. Talvez haja também a cobrança de uma taxa de implementação para cada marca, mas isso não está decidido. 

Análise

Sem dúvida, o fato de estar integrada diretamente ao billing das operadoras facilita o caminho da Pmovil em exercer o papel de gateway para provimento de "0800 de dados". Porém, terá ainda que enfrentar os desafios comerciais de negociar a oferta com as teles e encontrar parceiros que façam a venda para as marcas. A MUV, que realiza esse trabalho no Brasil, é um parceiro em potencial para essa finalidade.