As novidades anunciadas pela Apple na última terça-feira, 9, foram bem recebidas por desenvolvedores brasileiros com os quais MOBILE TIME conversou sobre o tema.

Chamou a atenção deles, por exemplo, um anúncio feito por Tim Cook, CEO da Apple, que foi pouco comentado na imprensa internacional: o fato de o desenvolvimento de apps para iOS agora estar mais padronizado e unificado. "Antes se fazia uma versão para cada tela: iPad, iPad Mini, iPhone etc. Agora o story board passa a ser universal. Tudo caminha para facilitar a vida dos desenvolvedores", comenta o CEO da Mobint, José Renato Mannis. Ele pondera, por outro lado, que a abertura da Apple à Internet das Coisas (IoT), com SDKs para automação residencial e serviços de saúde, divulgada no meio do ano, vai demandar muitos mais testes de qualidade porque envolverá a comunicação com uma infinidade de novos aparelhos. "A brincadeira ficará mais complexa", diz.

Por sua vez, Saulo Arruda, CEO da Jera, destaca o processador gráfico substancialmente mais rápido e a tela de full HD dos novos iPhones. "Isso vai ser bom para o pessoal que desenvolve games. Abrem-se novas e interessantes oportunidades", comenta.

Lucas Longo, fundador do iai? e usuário de iPhone desde a primeira geração do aparelho, ficou satisfeito com o aumento da memória interna para 128 GB e com a inclusão do barômetro como novo sensor. "Para quem grava muitos vídeos, o aumento da memória é fundamental. Já detectamos problemas em aparelhos Android por falta de memória extra", compara. Sobre o barômetro, diz: "Eu voo de parapente e com o barômetro será possível medir com mais precisão a altitude. Só não entendo porque não puseram também um termômetro. Se o fizessem, cada iPhone viraria uma estação meteorológica. Poderia ser criado o Waze do clima."

Relógio conectado

Os três desenvolvedores entrevistados ficaram encantados com o Apple Watch, relógio inteligente da Apple, cujo lançamento comercial acontecerá em 2015. "Vai ser um parque de diversões para desenvolvedores", diz Arruda, da Jera. Ele prevê a criação de muitos apps para os relógios inteligentes, não apenas para o Apple Watch, mas também para aqueles com Android Wear, que provavelmente terão as vendas impulsionadas pela chegada do concorrente. A Apple disponibilizou uma API para desenvolvedores adaptarem seus apps para envio de notificações ao Apple Watch.

O design também foi bem recebido. "Achei sensacional! A Apple consegue descobrir o óbvio antes dos outros, como aquele botão lateral do relógio, a coroa digital", comenta Mannis, da Mobint. "A coroa digital remete ao click wheel do antigo iPod. É um toque retrô completamente funcional", elogia Longo, do iai?.