Assistentes virtuais10/10/2017 às 17h09

Facebook traz para o Brasil a M, sua assistente do Messenger

Fernando Paiva

A partir de agora, os usuários brasileiros do Facebook Messenger (Android, iOS) vão conhecer a M, a assistente virtual desenvolvida especialmente para o aplicativo de mensageria. Ela acaba de ser lançada no País, em português, e estará disponível para usuários de Android e iOS. A M acompanha as conversas dentro do app e, eventualmente, envia sugestões de ações. Por exemplo, se o usuário escrever para um amigo que “está a caminho”, a M sugere o envio da sua localização. Se perguntar “posso te ligar?”, a assistente sugere iniciar uma chamada de voz pelo Messenger. Se for aniversário da pessoa com quem se está conversando, a M encaminha sugestões de cartões virtuais e stickers para desejar parabéns. A aparição do logo da M sobre a tela identifica cada intervenção da assistente na conversa.

A M é dotada de mecanismos de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Desta forma, vai melhorando a sua compreensão das conversas ao longo do tempo e aperfeiçoando as suas recomendações.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria no Brasil, 78% dos internautas brasileiros com smartphone possuem o Facebook Messenger instalado em seus aparelhos. Destes, 65% acessam o app todo dia ou quase todo dia.

Análise

A M, inicialmente, servirá como uma assistente para estimular o usuário a experimentar as diversas funcionalidades do próprio Messenger. No futuro, após melhorar o seu processamento de linguagem natural, poderá sugerir conteúdos de páginas do Facebook ou mesmo fora dele, como sugestões de restaurantes para jantar, ou eventos para ir no fim de semana.

Será interessante acompanhar dois aspectos ao longo da evolução da M: 1) haverá algum limite para a a frequência com que a M interfere numa conversa com suas sugestões? A partir de certo ponto, pode se tornar inconveniente. Neste caso, será que o Messenger permitirá a configuração de certos parâmetros pelo usuário, como ligar e desligar a M, ou definir os temas para os quais deseja sugestões?; 2) Será que o Facebook tentará gerar receita com a M? Recomendações patrocinadas seriam um caminho?

O Facebook é mais uma gigante internacional de tecnologia a lançar uma assistente virtual que fala português no Brasil. A Apple, com a Siri; o Google, com o Google Assistente; e a Microsoft, com a Cortana, saíram na frente. A Bixby, da Samsung, já pode ser acessada por usuários brasileiros de determinados modelos de smartphone, mas por enquanto somente em inglês.

Bots Experience Day

O mercado de bots, assistentes pessoais virtuais e soluções de inteligência artificial será discutido no seminário Bots Experience Day, que acontecerá no dia 22 de novembro, no WTC, em São Paulo. Estão confirmadas as participações de palestrantes de empresas como Banco do Brasil, SulAmérica Seguros, TIM, DPZ&T, Via Varejo, Microsoft, Zenvia e Take, dentre outras. O evento é organizado por Mobile Time. Para mais informações sobre a agenda do evento e sobre compra de ingressos, acesse www.botsexperience.com.br, ou escreva para eventos@mobiletime.com.br, ou ligue [ara 11-3138-4619.

Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots

Mobile Time está trabalhando na elaboração de um mapa do ecossistema brasileiro de bots. Para tanto, está sendo realizada uma pesquisa online para coleta de dados das empresas que atuam nesse nascente mercado. As informações serão tratadas de forma coletiva e apresentadas em um relatório para download gratuito até o fim do ano. Para botar a sua empresa no mapa, basta responder ao questionário online aqui.