Segurança11/01/2018 às 16h31

Golpe do falso emprego enganou mais de 1 milhão de usuários via WhatsApp

Da Redação

Um novo golpe que oferece falsas vagas de emprego já atingiu mais de 1 milhão de usuários do WhatsApp. A descoberta de um link malicioso que é disseminado pelo app de mensageria foi feita pelo DFNDR Lab, da Psafe. Apenas nas últimas 24 horas mais de 300 mil clicaram no link.

De acordo com a empresa de segurança digital, o golpe forja uma mensagem de uma cadeia de supermercados atacadistas. Nela, é oferecido à vítima uma oportunidade de inscrição em um processo seletivo de vagas de emprego com salário de até R$ 2,8 mil e benefícios.

Ao clicar na mensagem maliciosa, a pessoa é direcionada para um site falso que pergunta se deseja participar da seleção. Caso escolha a opção “Sim, claro”, ela autoriza a enviar notificações push de outros golpes, algo que poderá ser feito a qualquer momento.

A engenharia social dos hackers aproveita o momento de crise econômica no País. Segundo dados de novembro do IBGE mais de 13 milhões de brasileiros estão desempregados.

Vale frisar que esse milhão de usuários não se tornou vítima dos criminosos, pois o aplicativo DFNDR Security (Android) bloqueou a tentativa do crime digital. As informações foram obtidas através de leitura de dados anônimos dos apps dos usuários.