Os usuários norte-americanos do Google Chrome (Android) receberam mais uma novidade nesta quinta-feira, 11: agora eles poderão engajar-se com objetos que portam beacons Bluetooh do projeto “physical web” do Google. Quando estiver perto de um objeto com beacon, o usuário receberá uma notificação na tela do smartphone ou celular. A iniciativa não é novidade no Google. Ano passado foram realizados testes com usuários do Chrome 49 – ainda em testes –  e com o Chrome para iOS.

Para a próxima etapa, a empresa espera adicionar uma lista com URLs de beacons próximos ao usuário. A ideia dos beacons do Google – em um segundo plano – é ajudar pessoas no dia a dia, como alertar quando um trem está chegando à estação ou marcar o tempo em um parquímetro.

Além do projeto com o Chrome, o beacon Bluetooth é usado em outras iniciativas. O time Golden State Warriors usa para enviar imagens do time ao entrar na Oracle Arena. Na CES, em Las Vegas, 1,5 mil unidades foram espalhadas para ajudar com informações. Também na CES, os beacons foram usado para interagir com um drone pela equipe de desenvolvedores do Mozilla.