Aqueles papéis com o nome de passageiros nos desembarques dos aeroportos podem estar com os dias contados. A CEP Transportes, empresa de logística em eventos, substituiu, desde outubro de 2012, as folhas de papel pelas telas dos tablets. Assim, quando os clientes da CEP Transportes desembarcam, não são mais recepcionados com seus nomes escritos no papel, mas vêem seus nomes (ou o de suas empresas) no dispositivo móvel. “O uso do tablet demonstra para os clientes que a CEP Transporte é uma empresa ágil e que sabe tirar proveito da tecnologia, mas os benefícios, nesse caso, não são tão tangíveis. Na verdade o maior proveito dessa ferramenta está relacionado à gestão”, diz o diretor-geral da empresa, Fernando Cavalheiro.

Com sede na maior metrópole do país, Cavalheiro explica que o trânsito de São Paulo foi um fator determinante para a mudança do papel para o tablet. “Os coordenadores e os motoristas gastavam um tempo enorme de locomoção para virem buscar as ordens de serviço”. Atualmente, todos funcionários de campo acessam as informações necessárias, como o sistema de reservas da empresa, e sinalizam ao cliente pelo tablet Semp Toshiba ST I, de 10polegadas e com conexão 3G.

Se a empresa ganhou agilidade no dia-a-dia de trabalho, também economizou na quantidade de papel. O diretor-geral afirma que há uma economia mensal de 50% nos custos da empresa com esse material. “Além da economia com papel, contribuímos com a conservação do meio ambiente”, ressalta. Com o corte de gastos, a CEP Transportes já conseguiu pagar todo o investimento de R$ 24 mil feito na compra dos 15 tablets. “Os funcionários ainda ficam mais contentes por poderem acessar a Internet nos momentos ociosos”, avalia Cavalheiro.