A Ekantika Digital, braço da Ekantika Consultoria com foco em tecnologia, desenvolveu um aplicativo em realidade aumentada para que os novos funcionários da Bayer conhecessem todas as unidades da corporação. A solução se chama you@bayer e apresenta as quatro plantas da empresa farmacêutica e química no Brasil: no bairro de Socorr,o e na rua Cancioneiro, ambas em São Paulo, em Paulínia, estado de São Paulo e Belford Roxo, no Rio de Janeiro.

Ao ingressar na Bayer, o funcionário recebe um kit. Nele, há um cartão com instruções para baixar o app e começar a usá-lo.

Por meio da AR é possível fazer um tour, visualizar as plantas externas e saber que departamentos funcionam em cada unidade. Há, ainda, algumas curiosidades, como, por exemplo, a unidade no bairro do Socorro que disponibiliza bicicletas para deslocamento entre os prédios; e a unidade de Paulínia, que tem um criadouro de insetos para testes dos inseticidas produzidos pela empresa.

Para desenvolver a solução, a equipe da Ekantika Digital e do Studio Abacate, startup e braço tecnológico da Ekantika, passaram, pelo menos, um dia em cada unidade da Bayer. Os prédios foram mapeados e fotografados, inclusive com imagens aéreas do local. Em seguida, foi construída uma planta em 3D.