A Vivo e a Huawei fizeram uma demonstração de uma aplicação de realidade virtual em uma rede 5G na sede da operadora no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 12. O teste foi feito dentro da sala onde será instalado o laboratório de Internet das Coisas (IoT) da Vivo. Foi instalada uma rede 5G, CPEs 5G e um core virtualizado de rede 5G, todos fornecidos pela Huawei e operando na frequência de 3,5 GHz. Os equipamentos usam o release 15 do 3GPP.

Na demonstração, duas pessoas eram convidadas a vestir óculos de realidade virtual e luvas com sensores para captação dos movimentos das mãos. Na atividade, era usada uma bola, cujos movimentos eram acompanhados por oito câmeras instaladas no teto – o rastreamento era feito a partir da identificação de adesivos circulares colados na bola. Nos óculos, os participantes viam representações das suas mãos e da própria bola em um cenário virtual. A brincadeira consistia nos dois participantes arremessarem a bola um para o outro sem que se vissem de verdade, guiados apenas pelas representações das suas mãos e da própria bola no cenário virtual.

Os dados captados pelos sensores e pelas câmeras eram transmitidos pela rede 5G, processados por um software em um servidor localizado na mesma sala e devolvidos para os óculos, também pela rede 5G. A velocidade média de transmissão é de 100 Mbps e a latência, 5 ms.

Este foi o primeiro teste realizado pela operadora no seu futuro laboratório de IoT, cuja inauguração oficial deve acontecer depois de agosto.