A Comverse desenvolveu um aplicativo para Facebook voltado para operadoras de telefonia. O assinante associa sua linha móvel ao seu perfil na rede social e o software passa a funcionar como um canal de autoatendimento, permitindo checar dados da sua conta, contratar ou cancelar serviços, consultar o programa de fidelidade etc, tudo integrado com os sistemas de CRM e billing da companhia. "Em vez de usarem o Facebook apenas para criar uma página com informações da empresa, a ideia é ter um canal interativo com os assinantes", explica Yariv Geller, vice-presidente de marketing e planejamento da Comverse.

O app também pode se integrar ao call center e permitir a abertura de um bate-papo virtual com uma atendente para resolver eventuais problemas do assinante com o serviço. Se for um usuário influente nas redes sociais, um alerta aparece na tela da atendente.

Por fim, o app inclui um espaço para banners publicitários da operadora, que pode utilizar informações pessoais do assinante publicadas no Facebook para direcionar promoções mais adequadas ao seu perfil. "Se o cliente viaja muito e publica sobre isso no Facebook, a tele pode oferecê-lo pacotes de roaming", sugere Geller.

Dentre outras novas soluções disponibilizadas pela Comverse para operadoras estão um serviço de leitura de mensagens de texto (text to speech) e outro de controle parental sobre o conteúdo acessado pelo celular de crianças.

Geller participou esta semana da Futurecom, no Rio de Janeiro.