Apps11/10/2017 às 20h12

Google Trips

Henrique Medeiros

A organização de uma viagem demanda muito tempo. E não falo tanto da pesquisa de local, preço de passagens e hospedagens. Muitas vezes o problema está em preparar os passeios do dia a dia, conhecer lugares que só os nativos e os frequentador assíduos sabem que existe. Para isso, o Google criou o aplicativo Google Trips (Android, iOS), um app que ajuda a organizar a viagem.

Pode parecer um app para disputar diretamente com o Trip Advisor e com as funções de exploração do AirBNB. Contudo, o Google Trips inicialmente é mais simples de usar, especialmente se a pessoa tiver as informações de sua viagem armazenadas no Gmail. Sem precisar de nenhum suporte, ele cria um cartão com base em emails recebidos de reserva do hotel, aluguel de carro e voos de ida e volta.

Confesso que por ser um freak em relação à minha privacidade levei um susto no primeiro momento que usei o aplicativo. Imagine você abrir o seu app de viagem e todas as informações estarem interligadas. Mesmo viagens antigas estão armazenadas ali. Contudo, a experiência do aplicativo compensa.

Após instalar o app e se logar, o Google Trips mostra um cartão com a viagem mais recente que o usuário fará e também uma lista das anteriores. Clicando no cartão, são exibidas informações da reserva e passagens, pontos recomendados para passeio turístico, lugares salvos para o usuário, além de sugestões de café, bares e restaurantes. Selecionado uma dessas opções é possível ver rotas, ligar para o local, conhecer o website, ler os comentários deixados por outros usuários no Google e favoritar como uma das opções de visita que fica no cartão “Lugares salvos”.

Outra função divertida do app é a busca na primeira página. Ela é ideal para pessoas que querem viajar, mas não sabem para onde e não conhecem os destaques do local. Basta digitar o nome de uma cidade ou país que o aplicativo mostra as informações locais.

Bonitinho, mas...

O Google Trips é um app simples para organizar viagens. Às vezes simples demais. Nos testes senti falta de mais interação com ferramentas do Google. Isto daria um tremendo potencial ao aplicativo. Por exemplo, ele poderia estar atrelado ao meu Google Photos e mostrar fotos e vídeos de viagens anteriores ou mesmo organizar as fotos da viagem atual.

Além disso, ele poderia mostrar coisas básicas como previsão do tempo, corretagem para viagens internacionais, média de preço com passeios turísticos e mesmo integrar YouTube para mostrar vídeos do local – algo que pode ser interessante para os comerciantes. Quem sabe até integrar o Google + e transformá-lo em uma rede social de turistas e executivos em viagem. Sim, o Google + ainda existe e ninguém sabe o que fazer com ele.

Sistema operacional: Android e iOS

Preço: Gratuito