Defesa Civil12/01/2018 às 16h44

Alerta de desastres naturais por SMS chega a MG, MS e GO

Da Redação

Os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás farão parte do sistema de alerta de desastres nacionais por SMS a partir da próxima segunda-feira, 15. A solução desenvolvida pela Anatel, Defesa Civil e operadoras de telefonia móvel, permite que os brasileiros recebam torpedos para avisá-los sobre tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos.

A partir da próxima semana, os moradores das três regiões vão receber a seguinte mensagem convidando-os para a tecnologia: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

Atualmente, o sistema funciona em seis estados (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo). Ao todo, 1,9 milhão de usuários aderiram ao sistema de alertas, que enviou 1,7 mil alertas e 24 milhões de mensagens de texto desde o ano passado. Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil do estado. A parte tecnológica (envio dos SMS) é feita pela ABR Telecom.

A ideia da Anatel e da Defesa Civil é que todos os brasileiros tenham acesso à tecnologia de alertas durante o 1º semestre 2018, temporada que o brasileiro mais sofre com chuvas e vendavais. Para isso, está programada a liberação do acesso ao sistema para Distrito Federal, Moto Grosso e Tocantins em 19 de fevereiro e para os estados remanescentes (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) em 19 de março.