Pesquisa12/01/2018 às 18h34

39 milhões de norte-americanos possuem um alto-falante inteligente

Henrique Medeiros

Um em cada seis norte-americanos (16%) possui um alto-falante inteligente, algo próximo de 39 milhões de pessoas, um aumento de 128% em comparação com janeiro de 2017. A informação é de uma pesquisa feita pela Edison Research com a National Public Radio (NPR) dos Estados Unidos. Conhecidos em inglês como smart speakers, trata-se de dispositivos conectados à Internet e que trazem consigo um assistente pessoal virtual, que atende a comandos de voz de seus donos. Os exemplos mais famosos são a Alexa, da Amazon, e o Google Assistant, que "vivem" dentro dos smart speakers Amazon Echo e Google Home, respectivamente.

Em primeira análise, o estudo demonstra que a adoção dos smart speakers está um pouco mais rápida que aquela dos smartphones. Para se ter uma ideia, enquanto nos três primeiros anos de lançamento do primeiro iPhone, 14% dos norte-americanos passaram a ter um handset da Apple, 16% dos estadunidenses adquiriram um alto-falante inteligente no mesmo período.

Outro ponto de destaque é o incremento de devices como Google Home e Amazon Echo durante as comemorações de fim de ano. Neste período, 7% dos norte-americanos compraram um alto-falante inteligente entre a Black Friday e o Natal, sendo que 4% compraram o produto pela primeira vez. Aqui, vale lembrar que tanto Google como Amazon deram descontos em seus equipamentos, em valores que variavam entre US$ 29 e US$ 50.

De acordo com a metodologia, a pesquisa foi dividida em duas partes. A primeira rodada de entrevistas foi feita antes da Black Friday com 806 donos de smart speakers via Internet. E a segunda parte foi feita logo após o Natal com mais de 1 mil pessoas por telefone. Todos os entrevistados tinham mais de 18 anos de idade.

Market share e skills

A Amazon está ganhando com mais market share que o Google. De acordo com a análise, 11% dos entrevistados disseram que possuem um dispositivo baseado no Alexa. Por outro lado, apenas 4% afirmam que possuem um equipamento Google Home.

A pesquisa ainda escutou quais as funções e tarefas que os entrevistados mais usam no Smart Speaker: 71% passaram a ouvir mais sons com o alto-falante inteligente (ou seja, streaming de música, podcasts, web rádio, rádio digital, rádio FM), 66% usam o dispositivo para entreter amigos e parentes e 64% compram o dispositivo para ajudar no controle inteligente da casa.

Ainda chama a atenção outros três fatos: 30% dos entrevistados afirmaram que passaram a usar mais o assistente de voz em seus smartphones depois que compraram um smart speaker; o mesmo percentual (30%) disse que o alto-falante inteligente ocupa o tempo que eles antes usavam para assistir TV; e 52% deixaram seus dispositivos na sala, enquanto 12% instalaram no banheiro.