A empresa de gestão de processos de TI e negócios Teclógica anunciou, nesta quinta-feira, 12, o lançamento de uma solução móvel para o mercado de construção civil. A solução "Mobuss Construção Civil" foi desenvolvida para recolher dados nos canteiros de obra em tempo real, que servirão para o gerenciamento de custos e riscos e controle da produtividade e das perdas, fornecendo subsídio para redução de custo, sustentabilidade ambiental e tomada de decisão através de infomações de maior qualidade e agilidade.

Com o "Mobuss Construção Civil" é possível fazer análises parciais entre o executado e o planejado durante o dia nas obras, ou mesmo nos escritórios das empresas, garantindo um melhor gerenciamento de custos e riscos. O sistema permite um maior controle da produtividade e dos materiais utilizados na obra, gerencia equipamentos e perdas (quebras de equipamentos, chuva, ociosidade etc), faz análise dos processos de recursos humanos (horas trabalhadas, folgas, faltas etc.) e gerencia a área de segurança, sempre fornecendo subsídios para o controle da sustentabilidade ambiental. A solução possibilita o trabalho de forma online (o canteiro de obras conectado em tempo real com os sistemas de gestão, quando houver a possibilidade desta infraestrutura) ou ainda offline (onde o canteiro trabalha coletando informações independente de conexão, para depois integrar-se com os sistemas de gestão) com períodos de transmissão das informações pré-determinados.

A plataforma permite ser integrada a qualquer ERP do mercado e será disponibilizada para smartphones, PDAs e tablets com sistema operacional Android, Windows Phone e iOS ainda em 2012. A Teclógica espera que o MOBUSS Construção Civil suporte a expectativa de aumento do seu faturamento em 30% este ano.