Esportes12/07/2017 às 18h36

Wimbledon

Henrique Medeiros

Estamos no nono dia do torneio mais clássico do tênis mundial, Wimbledon (Android, iOS). O evento esportivo acaba no próximo domingo, 16, e ainda temos chance de ver brasileiros disputando finais nas duplas masculinas, duplas mistas e entre os jovens (sub-18), além de grandes estrelas mundiais como Venus Williams e Roger Federer – ambos semifinalistas.

Mas se você não entende nada, não acompanha o esporte, mas deseja conhecer um pouco mais sobre, a organização do evento criou um aplicativo bem completo este ano. Desenvolvido em parceria pela IBM, o app tem a mesma infraestrutura do site, mas destaca-se por respeitar a usabilidade dos dispositivos móveis.

Ou seja, o aplicativo não é simplesmente um “espelho” da página do torneio. Por exemplo: ao clicar no nome do jogador, o link mostra a ficha completa dele: quantas partidas fez, quantas vai fazer, em quais categorias, quadras, quem são seus adversários e como ele jogou em edições anteriores do Grand Slam britânico.

A sua navegação é simples e leve. Ela pode ser dividida em três partes: o centro do app é focado nas partidas, notícias do momento e funções para o usuário; ao lado esquerdo, um menu separa as categorias com filtros e permite a criação de alertas; e ao lado direito os resultados das disputas entre os tenistas por categorias.

No app Wimbledon, o usuário ainda pode acompanhar os placares mais recentes separados por quadras, jogadores e categorias. Além disso, é possível acompanhar o canal de vídeo oficial do torneio com as últimas novidades e entrevistas exclusivas com jogadores.

Também existe a rádio que transmite as partidas e seus resultados, opção para ver as quadras de treinos em 360º e a lojinha do torneio. Destaco outras três funções simples, mas bem pensadas do app:

1. Imagens: O usuário – afortunado – que for ao torneio pode adicionar imagens e criar galerias no aplicativo para compartilhar com outras pessoas ou com a organização do evento. Além disso, as fotos do app em si (quadras, jogadores, plateia e plano geral do torneio) são magníficas e mostram a qualidade e nível de detalhes que o app foi trabalhado;

2. Previsão do tempo: É comum em torneios de tênis ver espectadores frustrados ao ligar a TV e ver que a partida foi adiada por causa da chuva – ainda mais em Wimbledon com o costumeiro clima londrino. Ou seja: aqui os desenvolvedores perceberam a frustração de seu público e criaram uma ferramenta para avisar sobre a previsão do tempo naquele momento e evitar um mal-estar; 

3. Relógio: Parece até uma ideia simples, mas colocar o fuso-horário de Wimbledon comparado à sua atual zona de tempo é uma ideia bacana, ainda mais se você tem como patrocinador a lendária marca de relógios, Rolex.

Sistema operacional: Android e iOS

Preço: Gratuito