A Intel anunciou na noite desta quinta-feira, 12, a compra da eASICs, desenvolvedora de processadores sem fábrica (fabless, em inglês) com 19 anos de expertise no mercado. As suas composições são destinadas para aplicações na nuvem e sem fio.

De acordo com o vice-presidente e gerente geral da divisão de soluções programáveis da Intel Dan McNamara, a compra busca alavancar suas soluções de chip para 4G, 5G, redes e Internet das Coisas (IoT), ao complementar a tecnologia dos chips FPGA com as soluções da eASICs.

Ou seja, os clientes da Intel terão uma opção de transição entre os chips com FPGA e a próxima geração de processadores para empresas, que deve ter tecnologias mais robustas para gestão computacional, como em estação rádio base de 4G e 5G e soluções na nuvem com inteligência artificial, vide serviços de streaming de vídeo e soluções de análise
de risco em bancos.

Entre os clientes da eASICs estão Huawei, Toshiba, Seagate e outras. De acordo com o PitchBook, a companhia sediada no Vale do Silício tinha um valor de mercado de US$ 110 milhões em novembro de 2017. Em 2015, a empresa tentou abrir seu capital e angariar US$ 75 milhões, mas o mercado não estava muito receptivo a empresas de tecnologia na época.

McNamara ressalta que a conclusão da aquisição é aguardado para o terceiro trimestre de 2018. Os valores da compra não foram revelados.