O Facebook vai permitir a realização de pagamentos dentro do Messenger. Um teste beta fechado será conduzido com alguns desenvolvedores e estabelecimentos comerciais, informou a empresa junto com a atualização da sua plataforma de chatbots. O lançamento comercial dessa funcionalidade deve acontecer até o fim do ano. Era uma das peças primordiais que faltava para atrair o comércio eletrônico para dentro do seu comunicador instantâneo.

Na nova versão da plataforma de bots, numerada como 1.2, há outras novidades relevantes. Uma delas é que poderão ser criados links para chatbots. Esses links podem ser incluídos dentro de um website ou de um anúncio do Facebook. Isso vai facilitar a promoção e a descoberta de bots. Ao clicar, o usuário será levado diretamente para uma janela de bate-papo com o chatbot.

Também para ajudar na "encontrabilidade" de um chatbot, passará a ser possível compartilhar com amigos o contato de um robô ou uma mensagem com ele trocada.

Outra novidade será a possibilidade de os chatbots se comunicarem dentro do Messenger através de mensagens multimídia com conteúdo de seus websites móveis.

Números

Desde abril, quando o Facebook disponibilizou oficialmente a primeira versão dessa plataforma, ela foi adotada por 34 mil desenvolvedores ao redor do mundo e mais de 30 mil de bots foram construídos até agora.

Bots Experience Day

O Facebook fará a abertura do seminário Bots Experience Day, dia 5 de outubro, em São Paulo, com seu líder de parcerias de produtos do Facebook no Brasil, Dario Dal Piaz. Ele fará uma apresentação de contextualização do tema, abordando o conceito de chatbots, o impacto dessa novidade sobre o ecossistema móvel e a estratégia do Facebook nessa área.

Depois de Dal Piaz, haverá outra palestra de contextualização, esta ministrada por Thiago Rotta, líder para soluções do IBM Watson na América Latina, da IBM. Ele tratará da evolução da inteligência artificial e sua aplicação em chatbots.

O evento contará ainda com apresentações de plataformas brasileiras de construção de chatbots e de alguns dos primeiros cases implementados no País, como os chatbots do serviço de streaming de música Superplayer, da solução de pagamentos KiiK e do marketplace de artesãos Elo7. A programação atualizada está disponível no site do evento.

O Bots Experience Day será realizado no auditório do WTC, em São Paulo, no dia 5 de outubro, em paralelo ao congresso do 9º Forum Mobile+, evento organizado por Mobile Time e produzido pela Converge Comunicações. As inscrições podem ser feitas no site do evento ou pelos telefones 0800-77-15-028 e 11-3138-4619 (entre 10h e 18h).