As operadoras móveis não são as únicas interessadas em lançar cartões de débito pré-pago no celular. Empresas de tecnologia do setor financeiro também olham esse mercado com carinho. Uma delas é a Nexxera, que está negociando com bancos para lançar em parceria uma solução do gênero em 2014, usando aplicativos móveis e o canal USSD para as transações. O produto será desenhado mirando o público que utiliza o app Yupee, um gerenciador pessoal financeiro criado pela Nexxera adotado por mais de 300 mil pessoas no Brasil.

"A Nexxera sempre foi forte em soluções B2B para bancos. Mas aos poucos começamos a estar mais próximos do consumidor, por meio de serviços para o varejo e para utilities. Percebemos que havia uma oportunidade para fazer a inclusão do público não bancarizado", explica Edson Silva, presidente do grupo Nexxera.

Os planos da Nexxera para o seu cartão são ambiciosos: a empresa almeja conquistar 5 milhões de usuários em menos de dois anos. O nome do produto ainda não foi definido, pois depende da parceria com o banco. A ideia é que o cartão ofereça acesso a programas de benefícios, trocados por pontos de acordo com a utilização do cartão. A monetização virá da cobrança de taxa pelas transações realizadas, como é feito hoje nos produtos lançados pelas operadoras móveis. "Serão taxas baratas, abaixo de R$ 2", garante Silva.

Para essa nova empreitada, a companhia realizou alguns movimentos estratégicos, como a criação da Nexxpago, para processamento de pagamentos de cartões, e a aquisição de uma subadquirente. Além disso, a empresa é parceira da MFS, joint-venture entre Mastercard e Vivo que lançou a carteira móvel Zuum, na solução que permite o pagamento de contas de concessionárias públicas.  Para completar, a Nexxera é a parceira tecnológica de dois cartões private label móveis: o do Banco Rendimento, usado por milhares de corretores para receberem suas comissões; e o da cooperativa de funcionários da Johnson & Johnson, para benefícios em estabelecimentos conveniados. Ambos funcionam via celular, com interface em um app móvel.