A Deezer, empresa que oferece um serviço homônimo de streaming de música para PCs e smartphones, decidiu remunerar os desenvolvedores que usarem sua API (Application Programming Interface). Para cada assinante atraído por um aplicativo criado com a sua API, o desenvolvedor responsável receberá o equivalente a uma mensalidade do serviço, que hoje no Brasil custa R$ 8,90 para acesso web e R$ 14,90 para acesso web e móvel.

A API da Deezer permite criar aplicativos acessando o catálogo de mais de 20 milhões de músicas e seus respectivos metadados, como capa do disco, nome do intérprete, nome do compositor etc. Os apps podem ser para web ou para plataformas móveis, como Android e iOS. A empresa oferece também SDKs (Software Develpment Kit) para as três plataformas.

Os apps criados com sua API são apresentados em um site batizado de Deezer App Studio. Há desde jogos, como o "Album Cover Quiz", em que o usuário deve descobrir o nome do artista pela capa do disco, até apps para mixagem de músicas, como o "Edjing", passando por softwares que facilitam a descoberta de novas músicas pelo gosto do ouvinte ou que ajudam na criação de playlists.

A Deezer lançará em breve três apps próprios feitos com sua API: "Askking Music", jogo para adivinhação de música; "Moosify", app para estimular flertes através da música; e "Seevl", app para descoberta de música. Todos estarão disponíveis em versões web e móvel (Android e iOS).

Concorrência

Em uma iniciativa com propósito similar, ou seja, de atrair novos assinantes, a Rdio, concorrente da Deezer, oferece desde novembro passado remuneração para os artistas que levarem novos usuários ao serviço.