O Easy Taxi decidiu isentar os taxistas do Rio de Janeiro e de São Paulo que usarem o aplicativo da tarifa de R$ 2 por corrida realizada. A promoção dura até o final da Copa do Mundo e vale apenas para os motoristas que estiverem cadastrados no sistema de m-payment do serviço (Easy Taxi Pay) e na plataforma corporativa (Easy Taxi Corporate). Outro requisito é que o taxista esteja em dia com os pagamentos para a Easy Taxi.

O app conta hoje com 120 mil taxistas cadastrados em dezenas de cidades ao redor do mundo e soma mais de 5 milhões de downloads em diversas plataformas (Android, iOS, Windows Phone e Blackberry).

Análise

Está em curso no mercado brasileiro uma guerra comercial entre os diversos apps de táxi disponíveis, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para entrar nas praças, novos apps não cobram taxas, o que atraiu os taxistas e acabou obrigando apps que estavam há mais tempo no mercado a cortarem também suas tarifas, como fez, por exemplo, o Taxibeat.

A manobra do Easy Taxi pode ser entendida, em parte, como uma resposta a essa pressão da concorrência, mas o app conseguiu atrelar a medida a outras duas funcionalidades lançadas recentemente e que dependem da adesão dos taxistas para dar certo: o pagamento por dentro do app e a realização de corridas para empresas. Ou seja, resolveu dois problemas de uma vez só.