O Elo7 (Android e iOS) lançou recentemente o seu próprio chatbot de maneira oficial, o Talk7, para gerar maior interação nas vendas entre comerciantes da plataforma de artesãos e clientes. O app estava em testes beta há dois meses por vendedores e alguns consumidores da plataforma e registrou apenas em maio 7,2 milhões de mensagens, 175 mil imagens e 500 mil conversas.

No chatbot do Elo7, a interação do sistema de inteligência artificial possui mais de 50 mensagens. O assistente ajuda os dois lados para esclarecer dúvidas e finalizar a transação, como informações sobre fretes, pagamentos, cadastro e finalização da compra. Para ter acesso, o vendedor deve se cadastrar no site do Talk7. Para o consumidor, nada muda, o chatbot aparece apenas como uma nova funcionalidade no app.

“No passado, nós usávamos e-mail para interagir com o cliente, mas era algo rígido e devagar. Depois entrou o chat, mas ainda não era o ideal”, disse Andressa Ferraz, proprietária da Bordado Studio. “A plataforma de conversação (chatbot) do Elo7 é melhor e menos rígida que a conversação do Mercado Livre ou do Enjoei.com”.

“Fica uma conversa muito mais próxima. Comprador e vendedor na mesma tela é bem vantajoso para nós”, explicou Thaís Polakiewicz, dona da loja de bolsas Kievv e uma das beta testers da plataforma. “Cada etapa da conversa é mais clara e rápida. Nós passamos a responder por smartphone o mais rápido possível”.

De acordo com Guto Araujo, COO do Elo7, a plataforma avançou muito desde o começo dos primeiros testes internos, no final do ano passado. O fator preponderante para a melhoria foi o apoio do Google através de seu programa de aceleramento para start-ups, o Startup Launchpad.

“O Google foi muito importante para o desenvolvimento do projeto do Talk7”, frisou Araujo. “Eles não tinham uma solução para chatbots, mas durante nossa visita na sede deles – na Califórnia -, nós tivemos acesso a três mentores que ajudaram a validar a ideia da arquitetura”.

Carlos Curioni, CEO da Elo7, ressaltou a importância da tecnologia não funcionar apenas no aplicativo, mas também via browser em diferentes tipos de tela, com deisgn responsivo, garantindo a mesma experiência do app.

Atualmente, o Elo 7 possui 16 milhões de acessos mensais, sendo 52% móveis (site móvel e app). Os dispositivos móveis respondem por 35% das transações. A sua base de usuários cadastrados é de 4 milhões, com 70 mil vendedores ativos. Em 2016, a expectativa da empresa é chegar aos R$ 500 milhões em vendas, um crescimento de 66% em relação aos R$ 300 milhões do ano anterior.