Internet das coisas13/06/2017 às 21h30

NET lança serviço de monitoramento e automação residencial em São Paulo

Fernando Lauterjung, da Tela Viva

A Net lançou o serviço Smarthome, de monitoramento e automação residencial com câmeras e sensores. Disponível por enquanto apenas em São Paulo, o serviço possibilita ao cliente visualizar e acompanhar tudo o que acontece em sua casa pela tela do celular.

O sistema inclui a instalação de um painel inteligente, câmeras IPs e sensores diversos (de presença, porta /janela etc) configurados para direcionar as imagens para a nuvem e que podem ser acessadas pelo app ou site.

Os clientes já podem contratar o serviço na página da Net por R$99,90 por mês. A mensalidade do serviço inclui a gravação de clipes de até quatro câmeras, além do painel e dos sensores cedidos sem custo durante o período de contratação.

Wi-Fi

Outra novidade da Net é a ampliação da sua rede Wi-Fi para mais de 3 milhões de locais públicos, incluindo aeroportos. A operadora desenvolveu uma tecnologia que permite a habilitação de um segundo acesso à banda nos equipamentos dos clientes Net Virtua. A conexão é gratuita para clientes de banda larga com velocidade superior a 5 Mbps e para clientes com planos pós-pago da Claro.

Segundo a operadora, o acesso feito a partir dos equipamentos dos clientes é habilitado utilizando uma banda separada e sem alterar ou consumir a banda do Net Vírtua contratada pelos assinantes. O acesso é através de um segundo SSID.

Nem todos os cable modems da operadora são equipados com wi-fi, o que justifica o número de novos hotspots menor que a base de assinantes da operadora.

Os dados trafegados através do wi-fi da operadora não são contabilizados na franquia dos planos móveis.