Uma nova versão do iOS bloqueará uma brecha polêmica que as agências de segurança haviam descoberto para invadir iPhones bloqueados. Em uma versão futura do iOS (provavelmente iOS 12), a Apple incluirá um recurso conhecido como USB Restricted Mode, que limita o acesso a um iPhone bloqueado por meio de sua porta USB. A notícia saiu no site TechCrunch.

O recurso apareceu anteriormente no iOS 11.3 beta, entrando no iOS 12 beta. Agora, a empresa confirmou que o patch de segurança chegará a uma versão final do iOS. Com o Modo restrito de USB, a porta Lightning do iPhone será bloqueada uma hora após o bloqueio do telefone. Nesse modo, que será o padrão, somente o carregamento será possível pela porta após o período inicial de uma hora ter expirado.

A solução deve frustrar os dispositivos de quebra de iPhone, como os feitos por GrayShift e Cellebrite. O GrayKey, da GrayShift, por exemplo, promete desbloquear até mesmo novos modelos do iPhone, usando a porta USB para acessar o iPhone bloqueado. O programa viola a senha usando mais tentativas do que normalmente seria permitido. Esse processo pode levar de duas horas a mais de três dias, dependendo do tamanho da senha do iPhone.

A busca constante em proteger seus dispositivos de hackers fez da Apple empresa non grata em agências de segurança dos Estados Unidos depois do tiroteio em San Bernardino, em 2016, quando o FBI pediu à empresa californiana acesso ao iPhone do atirador. O pedido foi negado.

Desde então, agências federais dos EUA como o próprio FBI, DEA, Departamento de Estado e a CIA passaram a usar esses programas de desbloqueio em pelo menos cinco estados. Detalhe: esses “brinquedos de hackers” custam de US$ 15 mil a US$ 30 mil.