Os altos preços dos smartphones top de linha e a constante rotatividade de aparelhos servem de combustível para alimentar um intenso mercado de telefones celulares usados no Brasil. De acordo com pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 39% dos internautas brasileiros já compraram um celular usado pelo menos uma vez na vida.

Mas nem todos conhecem a procedência do telefone usado que compram. Um pouco mais da metade, ou 57%, têm certeza que o último celular usado que compraram não era roubado. 25% acreditam que não era roubado. 14% não sabem dizer se era roubado ou não. 2% acreditam que era roubado. E 2% têm certeza que era roubado.

A falta de certeza, por parte do consumidor, sobre a procedência de celulares de segunda mão indica a necessidade de a indústria promover campanhas sobre o assunto, para garantir que a população não alimente o mercado clandestino de celulares roubados, comprando apenas produtos de segunda mão cuja procedência possa ser verificada.

Os dados fazem parte da nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre roubo de celulares. Foram entrevistados 2.072 internautas brasileiros de todo o País entre maio e junho deste ano. A pesquisa tem validade estatística, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais. O relatório completo está disponível para download aqui.