A Samsung não quer ficar para trás em nada que a Apple cria em mobilidade. Depois que a empresa californiana anunciou entre as novas funcionalidades da última versão do iOS a possibilidade de compartilhamento de chamadas e mensagens entre devices Apple do mesmo usuário, a Samsung apresenta agora algo semelhante, o Flow. Será uma ferramenta para compartilhamento de conteúdo entre aparelhos da Samsung e que também servirá ao propósito de atender a chamadas e videochamadas recebidas no telefone através do tablet. O Flow a princípio funciona entre smartphones e tablets Samsung, mas será estendido também para as TVs conectadas da marca e para seus relógios inteligentes.

Outra novidade da Samsung que parece uma resposta a um movimento recente da Apple é a plataforma Proximity, que permite o gerenciamento de campanhas de mobile marketing baseadas em geolocalização em ambientes fechados. A Proximity usa beacons com BLE (Bluetooth Low Energy), tal como o iBeacon, da Apple. A plataforma poderá se comunicar com smartphones que tenham o software Proximity instalado, o que deve acontecer com os futuros aparelhos da Samsung.

Uma diferença para o serviço de iBeacon é que na Proximity não haverá necessidade de o consumidor ter instalado em seu smartphone um app específico do varejista para receber notificações de promoções dele. Isso pode ser bom para as marcas, mas precisa ser trabalhado com muito cuidado junto aos consumidores, para que não se torne algo invasivo e incômodo. Será preciso ter opções de configuração bastante detalhadas dentro do app da Proximity, para que o usuário não apenas ligue ou desligue o serviço, mas também selecione os assuntos sobre os quais tem interesse.