81% dos brasileiros que assistem à TV usam seus smartphones para se conectarem à Internet. Ao todo, 95% dos espectadores brasileiros de TV usam a Internet ao mesmo tempo. Três anos atrás, o número era de 88% dos usuários de Internet no Brasil. Já entre os que usam seus celulares, a proporção era de 65% em 2015. Naquele ano, o dispositivo já liderava a pesquisa, mas ampliou em 16 pontos percentuais. Os dados são de uma pesquisa do Ibope Conecta.

Em seguida estão o computador, com 16%; e o tablet, com 3% dos espectadores de televisão conectados ao mesmo tempo. No entanto, os desktops representavam 28% dos internautas, em 2015; já os tablets, 8%.

Dos 81% que usam seus celulares para se conectar à Internet, 53% acessam as redes sociais; 44% passam o tempo durante os comerciais; 34% resolvem outras coisas; 9% navegam enquanto assistem à TV para interagir com o que está acontecendo na transmissão, o mesmo percentual daqueles que conversam com os amigos sobre o programa que estão assistindo.

22% dizem que a TV não é interessante o suficiente para ter toda sua atenção e 8% usam a Internet do celular para obter mais informações sobre um comercial que viram.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 de abril, com 2 mil internautas das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil.