Estratégia e negócios14/07/2015 às 14h38

Nokia confirma volta ao mercado de handsets

Da Redação

Conforme adiantado por este noticiário há um mês, a Nokia confirmou seu retorno ao mundo dos handsets nesta terça-feira, 14. Em um anúncio oficial, a companhia da Finlândia indicou que o retorno será apenas em um "modelo de licenciamento de marca" para terceiros.

Segundo o porta-voz da empresa, Robert Molino, isso significa "identificar um parceiro" para cuidar da fabricação, vendas, marketing e suporte ao cliente do produto. O executivo afirma que o parceiro deve ser "global", como realizou com o tablet Nokia N1.

A confirmação do retorno da Nokia ao mercado de smartphones é mais uma notícia ruim para a Microsoft, que comprou a linha de dispositivos móveis da empresa finlandesa por US$ 7,1 bilhões em 2013. Na última semana, a Microsoft confirmou um corte de 7,8 mil empregos no mundo, em especial na área de handsets.

No entanto, Molino afirma que devido um acordo com a Microsoft, a Nokia deve voltar ao mercado no máximo no quarto trimestre de 2016. Até lá, é seguro dizer que a Nokia "não voltará ao mercado", disse o porta-voz.