O Yahoo apresentou quatro chatbots para Facebook Messenger nesta quinta-feira, 14, para informar e entreter seus usuários: Yahoo Finance, Yahoo News, Yahoo Weather e MonkeyPet. Os serviços estão disponíveis globalmente, mas funcionam apenas em inglês. Os chatbots da companhia norte-americana enviam fotos e links de conteúdo do site do Yahoo e de seu motor de busca para o usuário sempre que este interage ou pede novas informações.

No Yahoo News, o usuário pode ver as últimas notícias, quais são as mais lidas e pedir ao chatbot para buscar por um assunto. No Yahoo Finance, pode buscar por ações, marcar ações ou empresas como alerta e receber as últimas notícias do mundo financeiro. Já o Yahoo Weather mostra a temperatura atual em uma cidade e ainda permite enviar foto da cidade – baixada do Flickr – com uma legenda para amigos no Facebook Messenger.

A grande novidade fica por conta do divertido MonkeyPet, um pet virtual parecido com os antigos bichos virtuais, conhecidos como Tamagochi. Ele se relaciona com o usuário por meio de emojis. Por exemplo, ao postar uma banana, o pet é alimentado; ao postar um smile, ele sorri de volta.

Para conversar com os chatbots, o usuário deve buscar por um dos quatro serviços dentro do Messenger e clicar em seu perfil. Ao abrir a janela de bate-papo, deve clicar em “Get Started” e o bot dará as opções de clique para a pessoa ver, pesquisar, criar perfil ou ter ajuda para encontrar as informações que deseja, além de compartilhar o conteúdo com amigos.