Mais um serviço ligado a streaming de música chega ao Brasil. Desta vez é o Vevo, um site que provê gratuitamente acesso a videoclipes de artistas do mundo inteiro através da web (www.vevo.com) ou por meio de apps móveis para Android e iOS (iPhone e iPad). Seu catálogo é composto de mais de 50 mil videoclipes em alta definição, além de shows e conteúdo de artistas brasileiros, como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e NxZero.

O Vevo já estava presente no Brasil desde o ano passado por meio de uma parceria com o YouTube. A novidade é que agora a plataforma completa foi lançada em português, o que inclui os apps móveis. O serviço é integrado com redes sociais, como Facebook, e pode aprender também as preferências do usuário pela lista de músicas gravadas em seu celular, sugerindo clipes dos mesmos artistas.

O download dos apps e o acesso ao conteúdo são gratuitos. O usuário pode escolher entre resolução de baixa, média e alta qualidade. Todo clipe acompanha informações sobre a sua produção, como diretor, produtor e gravadora. Se por acaso o usuário quiser comprar o mp3 da música executada, Vevo oferece um link de acesso à loja de da Amazon, no caso de smartphones Android.

Análise

Vários serviços internacionais de música para dispositivos móveis aportaram no País nos últimos 12 meses, com destaque para o iTunes, da Apple, e aqueles de streaming, como Rdio e o espanhol Biit. Na semana passada, Mobile Time noticiou o lançamento de um serviço brasileiro de rádio móvel, o Somm, criado pelos fundadores do Melody Box e que tem como diferencial um vasto acervo de conteúdo independente. Falta agora saber quando será vez do Spotify e do Pandora, dois ícones dessa nova fase do mercado de música digital.