Cada atualização de sistema operacional móvel significa uma nova oportunidade para desenvolvedores. Com o iOS 6 não será diferente. A mudança do tamanho da tela do iPhone 5 deve gerar demanda para a adaptação dos apps atuais. Os que não forem adaptados serão exibidos no novo aparelho com faixas pretas em cima e embaixo para completar a tela.

Uma novidade do iOS 6 que deve mexer com o mercado é a inclusão da ferramenta Passbook, espécie de carteira virtual para guardar ingressos, cupons e outros bilhetes com código de barras 2D. Abrem-se com o Passbook novas oportunidades para marketing móvel que com certeza serão aproveitadas por grandes marcas no Brasil e no resto do mundo. Resta ver como reagirão empresas que já vinham oferecendo o serviço de cupons móveis através de apps próprios.

Os desenvolvedores nacionais estão atentos a essas novidades. Uma demonstração disso partiu do Grupo.Mobi, um dos maiores produtores de apps do mercado brasileiro, que enviou email no dia seguinte ao lançamento do iPhone 5 para seus clientes, explicando sobre o impacto do iOS 6 nos apps atuais. Em seu comunicado, a empresa escreve sobre a necessidade de se passar a produzir agora versões para dois tamanhos de tela diferentes, quando o app for para iPhone, mas ressalta que isso não significa nenhum grande desafio técnico. A empresa também destaca o potencial do Passbook.