A analista do Morgan Stanley Katy Huberty apresentou uma notícia nada animadora para a Apple no último domingo, 13: uma previsão de queda de 3% nas vendas do iPhone para 2016. Segundo o site da Fortune, Katy revelou em uma conferência para clientes de seu banco que o aumento de preço em mercados externos (fora dos EUA) e o crescimento de rivais em mercados desenvolvidos vão resultar em poucas compras dos usuários antigos e reduzir o crescimento de novos usuários no futuro.

Como resultado, as ações da Apple na Nasdaq caíram 2,4% durante esta segunda-feira, 14, após os comentários da analista, e o Morgan Stanley fez um corte de 12% no preço de sua ação, passando de US$ 162 para US$ 143. Porém, o banco considera ainda as ações da gigante da tecnologia como uma de suas primordiais.

O cenário da Apple pode melhorar a partir de setembro de 2016. Katy Huberty acredita que os usuários podem pular uma geração e migrar para um novo modelo de iPhone (iPhone 7) que chegue ao mercado a partir daquele mês. Enquanto isso, a empresa dirigida pelo CEO Tim Cook deve crescer com outros produtos, como o Apple Watch, Apple Music e Apple TV.

Historicamente, a Apple têm aumentado as vendas do iPhone todos os anos desde seu lançamento em 2007 – o ano de 2016 seria o primeiro com recuo de vendas no mercado de smartphones. O iPhone representa hoje metade das receitas da Apple.