A cada data comemorativa, como Dia das Mães ou Natal, o varejo gasta uma fortuna em mídia para atrair consumidores para dentro de suas lojas, mas coleta pouca informação sobre eles. A solução para melhorar esse relacionamento pode estar no bolso dos clientes: seus smartphones. A Kanamobi, empresa brasileira especializada em mobile marketing, criou a Octoplus, uma plataforma de inteligência móvel para shopping centers e grandes varejistas, como supermercados e outras redes. O primeiro a adotá-la é o Vertical Shopping, no Rio de Janeiro. O segundo será o Suzano Shopping, no estado de São Paulo. A rede de lojas de sapatos My Shoes, por sua vez, está em fase de implementação. A estimativa da Kanamobi é chegar ao fim do ano com 3 a 5 milhões de usuários utilizando aplicativos móveis conectados à Octoplus.

Para cada varejista é desenvolvido um aplicativo móvel personalizado em Android e iOS. Através dele, o consumidor pode acessar cupons promocionais, receber ofertas personalizadas via notificação push, acessar conteúdos diversos gerados pelos varejistas, como dicas de moda, ou responder a pesquisas. Para usar o app, é preciso se conectar via Facebook ou preencher um cadastro.

Do lado do varejista, há um painel web que agrega dados sobre os clientes que baixaram o app e que visitam as lojas. A informação sobre a entrada e saída dos consumidores nas lojas pode ser obtida via beacons com Bluetooth Low Energy (BLE) instalados nas filiais, ou por meio de outras tecnologias de geolocalização. Através do painel, o varejista cria promoções e envia cupons em tempo real, dialogando com quem está dentro ou perto da loja.

É possível criar relatórios segmentando os consumidores de acordo com seus dados pessoais fornecidos no cadastro e de acordo com seu perfil de compras, com base nos cupons resgatados. Funciona como uma espécie de plataforma de CRM móvel, que permite conhecer melhor o cliente e, assim, moldar de forma mais eficiente as campanhas, aumentando a recorrência.

Outra funcionalidade a ser aproveitada no futuro é a comercialização do app como um canal de mídia para os fornecedores do varejista. Um fabricante de iogurtes, por exemplo, poderia pagar para ter o direito de se comunicar com os consumidores que entram em um supermercado parceiro, através do aplicativo deste. "Fomos sondados por indústrias de alimentos interessadas em eventualmente subsidiar esse projeto para um varejista em troca de mídia exclusiva em seu segmento", revela Cristiano Kanashiro, fundador e CEO da Kanamobi.

Desenvolvimento e modelo de negócios

A plataforma é dividida em módulos (cupons, conteúdo, programa de fidelidade, meios de pagamento, mídia etc), que são escolhidos para cada projeto de acordo com as necessidades do varejista. Kanashiro afirma que consegue entregar um app personalizado em apenas 15 dias, pois a parte mais complicada da programação, que é toda a inteligência por trás da plataforma, já está pronta. Cabe ressaltar que os dados sobre os consumidores de cada varejista não são compartilhados com os demais dentro da plataforma, sendo mantidos separadamente.

O modelo de negócios se baseia em resultados. Não é cobrado o desenvolvimento e nem a gestão da plataforma. O varejista paga pela quantidade de transações bem sucedidas através da plataforma. "É uma remuneração por transação, desde resgate de cupom até pesquisa preenchida. É sempre baseada em resultados", diz o executivo.

A Kanamobi recebeu um aporte de R$ 1 milhão de dois investidores-anjo para desenvolver a Octoplus.