A T-Systems Brasil, braço da operadora alemã Deutsche Telekom para oferta de serviços corporativos e de TIC, vai atuar no Brasil como uma operadora móvel virtual (MVNO) especializada em Internet das Coisas. A companhia usará a rede da Embratel e da Claro, em um acordo anunciado nesta segunda-feira, 15, e que projeta a operação já para “início de 2018”. A parceria deverá usar a conectividade, disponibilidade e qualidade de rede da brasileira para oferecer a plataforma de gestão e controle de comunicações máquina-a-máquina, a IoT Service Portal, que já é comercializada pela companhia alemã na Europa, Estados Unidos e China.

Em comunicado conjunto, a T-Systems ressalta a tendência de companhias de diferentes verticais, como setor automotivo, energia, saúde e transporte, de buscar operações internacionais “enfatizando a necessidade de integração das soluções locais de IoT com um contexto global”. Como a utilização de roaming permanente não é permitida no Brasil pela Anatel, a parceria para criar uma MVNO indica uma solução localizada. A empresa conta desde 2003 também com outorga de serviço de comunicação multimídia no Brasil.

Vale ressaltar ainda que no site da T-Systems há a divulgação da IoT de banda estreita (NB-IoT) como solução de conectividade para a Europa. A companhia oferece pacotes com SIMcards ativados com 500 KB de franquia por dispositivo por mês (o consumo de dados é baixo), utilizando a rede da Deutsche Telekom; serviços de gerenciamento de dados e dispositivos (hospedado na Alemanha); suporte a desenvolvimento coletivo ou individual para o “Cloud of Things”; e a utilização de APN privada ou túnel criptografado IPsec para “segurança extra” para aplicações.