O secretário de logística e TI do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza, revelou durante o Seminário de Políticas de (Tele)Comunicações que terminou nesta quarta, 15, que o ministério avalia a adoção dos tablets na administração pública. “Avaliamos a possibilidade de inseri-los nos processos de gestão da administração pública. O objetivo é, além de melhorar a qualidade, a automação dos processos do governo”, disse ele.

Em relação ao sistema operacional desses aparelhos, o secretário disse que em princípio não haveria a preferência por nenhum deles. O Serpro, por outro lado, segundo ele, tem adotado preferencialmente o Android.

O secretário afirma também que o Ministério do Planejamento tem participado das discussões com o Ministério das Comunicações sobre a inclusão dos tablets nos benefícios da Lei do Bem. Outra tarefa do Ministério do Planejamento, que está sendo trabalhada desde o ano passado, é o Plano Brasil Maior TICs, que entre outras ações vai prever o uso de cloud computing pela administração pública. Delfino afirma que algumas informações já foram classificadas como não críticas e, por isso, poderiam ficar hospedadas em uma nuvem pública. Outras informações, por outro lado, devem ser hospedadas em uma nuvem privada.