O Facebook (Android, iOS) adicionou a opção para que empresas e organizações criarem publicações no sistema Centro de Resposta a Crise. A funcionalidade chega ao Brasil nas próximas semanas, mas, ONGs norte-americanas receberam o acesso à ferramenta que alerta sobre situações emergenciais nesta quinta-feira, 15.

Para os EUA, a rede social ainda criou uma parceria com a Lyft para ter corridas de emergência. Por exemplo, os cidadãos da Flórida que estão com dificuldade de se locomover durante a temporada de tornados e furacões podem enviar a mensagem “HELPFLORIDA” pela página do Lyft no Facebook, ou pelo app, para pedir caronas até hospitais ou abrigos.

Por enquanto, as organizações daquele país que aderiram à funcionalidade são: Direct Relief, Lyft, Feeding America, International Medical Corps, The California Department of Forestry e Fire e Save the Children.

Histórico

A primeira vez que a ferramenta de apoio a situações de crise foi utilizada foi com o Safety Check, em abril de 2015, durante o terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter no Nepal. Desde então, mais de 750 mil usuários da rede social interagiram com o Centro de Resposta de Crise com mensagens pedindo doações de alimentos e colocando anúncios de voluntariado.

A função foi inspirada no uso da mídia social pelos habitantes da região de Tohoku, Japão, em 2011. Os japoneses usaram o Facebook para se comunicar e ajudar uns aos outros durante o terremoto de 9,1 pontos na escala Richter que causou tsunami e o acidente nuclear em Fukushima. Os ataques coordenados por membros do Estado Islâmico em novembro de 2015, em Paris, na França, foi o primeiro caso de uso da solução para ataques violentos.

No Brasil, o Safety Check foi utilizado pela primeira vez durante as enchentes na região metropolitana do Recife (PE), em maio deste ano. Na ocasião, a ferramenta foi usada para outro intuito: pedir roupas e comidas às vítimas locais.