Segurança15/03/2018 às 18h08

330 mil pessoas clicam em golpe do voucher de Páscoa

Da Redação

Um golpe com voucher de ovos de páscoa está circulando entre os usuários do WhatsApp nesta semana. Na fraude, os hackers oferecem até R$ 800 para a compra dos doces. No entanto, o tíquete é falso, segundo o DFNDR Lab, laboratório de segurança da PSafe que descobriu a movimentação. Ao todo, 330 mil usuários clicaram no link e quase caíram na armação, mas foram protegidos pelo aplicativo DFNDR Security (Android).

Na ação criminosa, a vítima clica no voucher e é direcionada para um site de falsas promoções de Páscoa. Nesta página, a pessoa responde uma série de perguntas, como: “Qual presente é comum receber na Páscoa?”, “O coelho da Páscoa simboliza o quê?” e “Que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?”.

Após responder as perguntas, independentemente das respostas, e aceitar o falso voucher, o usuário autoriza o recebimento de notificações do hacker em seu handset. Para a PSafe, o intuito neste caso é roubar informações bancárias das pessoas, e então usar essas credenciais para realizar compras e inscrições em serviços pagos de SMS.

Notícias relacionadas